RECENTE NOTÍCIAS

30/03/2019 20:10

Nova presidência da Festa de São Pedro 2019 toma posse em Valença

A festa de São Pedro do Tento, em Valença, só acontece no final do mês de junho, mas os preparativos se iniciam muito antes e o pontapé inicial foi dado na noite desta sexta-feira (29), com cerimônia religiosa presidida pelo celebrante Vladimir de Galvão Martins e troca das chaves da presidência da festa.
Comissão 2019 será presidida pelos vereadores Mateus Passos e Vane Costa (MDB). Foto: Vidalto Oiticia / Valenca Agora.

Em sua reflexão, o celebrante Vladimir Martins animou os católicos a superar as dificuldades da vida. “Procurei enfatizar que cada um de nós também tem a capacidade de superação, a própria história da comunidade de São Pedro é uma história de superação, uma história onde os obstáculos foram muitos, mas nem por isso deixou-se de ir adiante, então cada um de nós também tem essa capacidade. O Evangelho garante que o ser humano mesmo em meio a toda dificuldade ele pode confiar que Deus lhe dá os meio necessários para ele ter o seu livramento e a sua vitória”, resumiu em entrevista.

Autoridades prestigiaram a celebração, entre elas o prefeito Ricardo Moura, que falou sobre a relevância da festa. “O Tento é um bairro histórico, um bairro que tem um santo forte, uma economia do pescado que movimenta em torno de 15% da economia de Valença. A religiosidade é muito forte com os pescadores, as marisqueiras e com o povo do Tento, por isso a gente não deixa de prestigiar essa troca de comissões que é o pontapé inicial dos festejos de São Pedro”, comentou durante entrevista.

Com faz todos os anos, a juíza Alzeni Conceição, participou da missa de posse da comissão, ao lado da professora Maria José. Foto: Vidaldo Oiticica / Valença Agora

Renovação
Os novos presidentes da festa de São Pedro 2019 são os vereadores Mateus Passos e Vane Costa, que receberam as chaves das mãos dos presidentes 2018, Gal e Paulo Martins.

A vereadora Vane Costa reforçou o seu compromisso e de sua família com a manutenção da tradição da festa de São Pedro. “O que a gente quer é que a festa cresça cada dia mais, tenha muito mais participação, que o pescador participe, que a comunidade participe e que se depender de Vane Costa e de Raimundo Costa [seu esposo e deputado federal] pode ter certeza que o brilho da festa de 2019 vai ser bem maior que em 2018”, afirmou Vane.

Homenagem
O católico Jeová Porto de Avelar foi homenageado pela catequese da Igreja de São Pedro e pela comunidade em função do seu aniversário de 49 anos completados no dia 26 de março de 2019. Na comemoração, ao invés de presentes, Jeová pediu que os amigos doassem peças para enxoval que foram doados para quatro mulheres grávidas.

Jeová agradeceu a todos e lembrou-se da sua missão de servir à vida. “A gente se orgulha nessa missão nossa a serviço da vida e das pessoas. Essa comunidade tem um lema que coloquei que é ‘uma comunidade a serviço da vida’, porque a vida está em primeiro lugar nos planos de Deus”, ressaltou.

A comunidade se prepara para um mutirão em prol da troca do telhado da Igreja, que acontecerá no dia 28 de abril. A arrecadação dos telhados continua sendo feita, interessados devem procurar a Igreja de São Pedro. A meta é arrecadas 1.600 telhas.

Festa de São Pedro
A festa de São Pedro, padroeiro dos pescadores e do bairro do Tento iniciará no dia 27 de junho com a tradicional “puxada do mastro”. O novenário começa no dia 28 de junho com culminância no dia 7 de julho com a grande festa do padroeiro.

*Fonte: Valença Agora


ItaipavaRico empresalogsiteBanner 340x250
522x380
522x380

Contato

Livre Notícias é um site de notícias gerais do Baixo Sul, Recôncavo e capital baiana. Voltado para a imparcialidade em todos os fatos, nos envolvemos na sociedade baiana com um modo diferenciado de fazer jornalismo. Livre Notícias, aqui, a verdade! Jornalista Responsável: Wellingthon Anunpciação / MTB - 0005897

© 2016 Livre Notícias Valença-BA