NOTÍCIAS

09/11/2019 08:18

Homenagens e recordações na procissão de fiéis para Nossa Senhora do Amparo de Valença

Andor confeccionado pesa mais de 500 quilos e foi carregado por mais de 15 homens ao longo dos mais de 5km de cortejo

Milhares de fiéis realizaram um dos maiores cortejos dos últimos anos na procissão em louvor a Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Valença, no Baixo Sul da Bahia.

Após realização do novenário, que durante as noites recebeu mais de 50 mil pessoas, entre visitantes e valencianos, foi à vez de findar os festejos com a tradicional procissão que percorreu os bairros da Vila Operária, São Félix, Tento e Centro, retornando a colina após uma tarde de cortejo em que o sol forte se pôs dando lugar à lua que contemplou os fiéis.

A empresária Selma Rangel compareceu ao evento e se declarou emocionada com o movimento cultural. “Isso é lindo demais, estou emocionada. Devemos aproveitar este espaço ecumênico para pedir a mãe de Jesus por nossos pescadores que passam este “temporal” com este maldito óleo que atrapalhou todos”, disse a fiel.

Homenagens também foram realizadas por onde o andor passava. Da sacada de apartamentos eram jogados confetes, balões de ar e até bolhas de sabão em homenagem a Santa. Maria Martins disse que próximo ano promete fazer mais. “Nossa Senhora nos merece. Olhe para ela, veja Jesus sem seus braços. Foi a condutora de Cristo à Terra”, disse em lágrimas a fiel.

Famílias arrumavam as portas de suas casas e faziam presépios vivos em homenagem a Nossa Senhora.

Na Rua Marechal Deodoro, local onde fica a residência que foi habitada pelo educador Leonival Araújo, homenagens foram feitas ao falecido que era devoto de Nossa Senhora e defensor fervoroso da igreja católica. “Realizamos a homenagem, pois além do merecimento precisamos manter viva na memória de todos aquele que de seu modo fez muito bem ao povo de Valença”, defendeu o historiador Joselito Cardim – o conhecido Nuno.

O pároco, do Sagrado Coração de Jesus, Almir Urbano comemorou mais uma edição da festa. “Chegamos ao final com sensação de dever cumprido. Tudo foi lindo, tudo feito com idolatria para Jesus e para venerarmos Maria, sua mãe que tem papel de interceder por nós”, comemorou o reverendo.
O Padre cantor, Antenor, realizou show após a benção final.

Estrutura do andor
O artista Brenno Neves surpreendeu os fiéis com seu projeto.

O andor da Santa surpreendeu por onde passava, deixando os fiéis, além de emocionados,  boquiabertos com a estrutura. O jornalista Wellingthon Anunpciação dialogou com o designer Brenno Neves que explicou toda a ideia. “Nós quisemos retratar os milagres e aparições de Nossa Senhora neste andor. Ele pesa mais de 500 quilos, nesta estrutura temos uma bateria que faz com que a iluminação contemple a imagem da padroeira, já que o desfile também acontece a noite, além disso as cores das flores foram pensadas minuciosamente para representar a doçura de Maria”, exibiu.

Engarrafamento
Estacionamentos realizados em locais errados causaram mais de 600 metros de engarrafamento em uma das únicas e principais entradas do município.
Após finalização da procissão e festejos, quem estacionou o veículo na Rua do Pitanga, no bairro do Pitanga teve problemas no retorno para casa já que a única entrada de veículos da cidade do lado norte da cidade estava engarrafada, devido a veículos que estavam estacionados na ladeira causando trava na via entre um ônibus e um caminhão. O problema só foi desfeito após voluntários pedirem aos motoristas que voltassem em ambos os lados para que o ônibus saísse do gargalo e o caminhão fosse liberado.


ItaipavaRico empresalogsiteBanner 340x250
522x380
522x380

Contato

Livre Notícias é um site de notícias gerais do Baixo Sul, Recôncavo e capital baiana. Voltado para a imparcialidade em todos os fatos, nos envolvemos na sociedade baiana com um modo diferenciado de fazer jornalismo. Livre Notícias, aqui, a verdade! Jornalista Responsável: Wellingthon Anunpciação / MTB - 0005897

© 2016 Livre Notícias Valença-BA