NOTÍCIAS

10/10/2019 13:53

Descrição Arquitetônica do Edifício Paço Imperial (Faculdade FAESB) no Bairro Novo Horizonte replica Câmara Municipal de Valença

Francisco Neto é o primeiro empresário a construir uma réplica de um prédio histórico em Valença.

Edifício de relevante interesse arquitetônico, com frontispício( fachada central do prédio) possui cinco portas, no térreo, sendo a central mais alta , sendo as duplas laterais portas falsas de composição Arquitetônica da Fachada, superpostas por cinco grandes janelões, estilo porta com vitral colonial  rasgadas, com grades de ferro forjado em serralheria com brasão desenhando no ferro soldado.

 A fachada lateral de esquina têm o mesmo tratamento com quatorze portas laterais (Faláticas) no pavimento Térreo e a mesma quantidade no pavimento superior (posterior), sendo destas, quatro portas verdadeiras na esquina em madeira  com vitral  colonial. A posterior apresenta traçado neoclássico com frontão triangular e vãos em arco abatido ou verga reta.

Situado em um bairro novo na cidade  de Valença, denominado Novo Horizonte ,mas com os traços colônias do século XIX, compõe com elegância a paisagem do Bairro se colocando como uma grande obra de Engenharia, Arquitetônica que já está fazendo parte do acervo da cidade de Valença no Baixo Sul da Bahia, abriga originariamente a Faculdade de Educação Social da Bahia -FAESB Bahia.

O Paço Imperial  que ainda encontra-se em construção na Rua José Ricardo de Queiroz esquina com a Av. José Andrade Soares , conhecido como Avenida Novo Horizonte, em seu Projeto final ainda terá mais dois pavimentos e contará com elevador, mas sem deixar de lado todos os recortes, Eiras , beiras e adereços finais da fachada do prédio original erguido em 1849 pelo capitão Mor Bernardino Senna e Madureira, onde foi moradia do seu ilustre filho, O Comendador Madureira.

O Edifício foi idealizado hodiernamente pelo Professor, Historiador, Pedagogo, Filósofo, Teólogo e Bacharel em Direito, Mestre em Educação e Doutor em Direito Francisco Neto que luta pela preservação do Patrimônio histórico da cidade e Região.

O Paço Imperial com certeza é um prédio histórico em um bairro novo que  ajudará a contar a história de Valença, para que a mesma não se perca e já é considerado como parte do Patrimônio Arquitetônico e Histórico de Valença.


ItaipavaRico empresalogsiteBanner 340x250
522x380
522x380

Contato

Livre Notícias é um site de notícias gerais do Baixo Sul, Recôncavo e capital baiana. Voltado para a imparcialidade em todos os fatos, nos envolvemos na sociedade baiana com um modo diferenciado de fazer jornalismo. Livre Notícias, aqui, a verdade! Jornalista Responsável: Wellingthon Anunpciação / MTB - 0005897

© 2016 Livre Notícias Valença-BA