EDUCAÇÃO

30/04/2019 19:33

Avela homenageia escritores e da posse a membros honorários

Aconteceu no último sábado (27) no ICEA  no bairro da Urbis em Valença, no Baixo Sul do estado, mais um evento realizado pela Academia Valenciana de Educação, Letras e Artes  - Avela, presidida pela Profª. Raimundinha, onde foram homenageados jovens escritores de Valença e também posse como membros honorários da Academia.

A solenidade foi aberta pelo confrade da Academia de Letras, Professor Francisco Neto, onde juntamente com seus filhos Edson Aguiar (12) e Luana Aguiar (10) contaram um pouco sobre a elaboração do livro "A História ilustrada de Valença". As crianças escritoras, contaram como foram realizadas a escolha das pesquisas históricas, bem como a organização e os desenhos utilizados na obra . Luana Aguiar falou sua predileção na elaboração dos desenhos dos monumentos históricos da cidade, já seu irmão Edinho ressaltou a importância das crianças terem acesso desde cedo ao conhecimento da nossa história como forma de valorização do nosso povo e de nossa Cultura.

Em seguida foram homenageados estudantes do IF baiano que foram autores do livro de poesias exaltando “A arte da Olaria dos caxixis de Maragogipinho”, obra organizada pelas professoras do IF Baiano  Ionã Scarante e Joseane Costa Santana, onde os referidos alunos/escritores declamaram  poesias de sua autoria.

Ainda foram homenageados no evento figuras como membros honorários da academia, a empresária da culinária baiana Chef Jivanete, que teve seus pratos comparados a verdadeiras poesias e obras de arte.

Também foi homenageada como membra honorária a Profª. Luzia Martins, autora de diversas poesias, que teve suas obras declamadas por parentes e especificamente membros da AVELA,  Professora Rosângela Góes  e Dr. Mustafá Rosemberg algumas poesias de autoria da homenegeada  e a Profª. Euzedir Teixeira, esposa do também Acadêmico Araken Vaz, em reconhecimento aos serviços prestados e apoio a AVELA.

Nesse diapasão, o empresário Vidalto Oiticica, proprietário do jornal Valença Agora recebeu certificado ratificando a sua posição como membro honorário da Academia de Letras de Valença, em reconhecimento aos belos serviços prestados na área de comunicação e disseminação da cultura e letras na região.


ItaipavaRico empresalogsiteBanner 340x250
522x380
522x380

Contato

Livre Notícias é um site de notícias gerais do Baixo Sul, Recôncavo e capital baiana. Voltado para a imparcialidade em todos os fatos, nos envolvemos na sociedade baiana com um modo diferenciado de fazer jornalismo. Livre Notícias, aqui, a verdade! Jornalista Responsável: Wellingthon Anunpciação / MTB - 0005897

© 2016 Livre Notícias Valença-BA