ACIDENTE

Incêndio de grande porte destrói APA de Ponta do Curral, no Baixo Sul do estado

Apa de Ponta do Curral esta sendo devastada pelo incêndio.

Um incêndio de grande porte atingiu na tarde desta segunda (18), a Área de Proteção Ambiental da localidade de Ponta do Curral, localizada no distrito de Guaibim, em Valença, no Baixo Sul do estado.

A situação foi descoberta pela repórter Raquel Oliveira, que durante uma viagem para cumprimento de pauta visualizou a partir de uma serra na BA-887 a quantidade grande de fumaça no local, que investigado descobriu se tratar da APA de Ponta do Curral.

Valdemir Matias, Coronel do 16º Grupamento do Corpo de Bombeiros, informou que reforços foram chamados para combate das chamas e dependendo da situação outros tipos de ações serão pensadas.

A área que é muito extensa, segundo transeuntes próximos à localidade deve estar bastante destruída. “Se não agirem rápido, vai ser uma área muito grande perdida”, disse Galdência Lima, que usa o trajeto todos os dias.

Não há registros de pessoas feridas diretamente pelo incêndio, mas acredita-se que a fauna e flora estão sendo gravemente atingidas devido a extensão do fogo. O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Borges, informou que embora as ações estejam ocorrendo de forma amplificada no desastre da Serra do Abiá, zona rural do município, esforços serão envidados para solução do problema na Ponta do Curral.


Adolescente submerge e desaparece nas águas de Guaibim após afogamento

Praia do Taquari tem movimento extenso na alta estação. Foto: Google

Adriel Oliveira, 14 anos, e seus dois irmãos nadavam nas águas da praia de Taquari, distrito de Guaibim, em Valença, no Baixo Sul do estado, neste domingo (17), quando um afogamento a três foi iniciado, deixando o adolescente desaparecido.

No momento do acidente, os salva-vidas iniciaram os protocolos de salvamento imediato, obtendo sucesso no resgate de dois jovens (com dados ainda não apresentados a Livre), porém no momento em que um dos profissionais mirou Adriel, uma onda fez com que o garoto submergisse e não mais aparecesse desde as últimas horas.

Rodival Teixeira, chefe da equipe de salva-vidas, informou a Livre que os profissionais fizeram todo o possível para salvar o jovem, mas a ação da onda foi maior.

“Espero que se não possa encontrar o meu filho com vida, que encontre o corpo para podermos sepultar e ficarmos todos mais tranquilos”, disse com exclusividade e emocionado Hélio Oliveira, pai do jovem desaparecido.

As buscas seguirão, agora, com a colaboração de equipe do corpo de bombeiros e uso de jet-ski.


Valença: Bombeiros e voluntários trabalham e buscam soluções para incêndio na Serra do Abiá

Chamas podem ser vistas de distritos distantes

Chamas só poderão ser combatidas após a ação aérea. Momentaneamente as ações são de controle. 

Desde o início da última semana um incêndio de proporção alta esta consumindo a vegetação do distrito rural da Serra do Abiá, em Valença, Baixo Sul do estado. Ações desempenhadas pelo 16º Batalhão do Corpo de Bombeiros e voluntários têm se tornadas minúsculas diante da proporção das chamas.

Corpo de Bombeiros e voluntários que também contam com aparato de quadriciclo da PM. Foto: ASCOM / CB

Neste sábado (16), o Coronel Valdemir Matias, comandante do 16º BCB, junto com o secretário da Indústria e Comércio, Paulo Martins e o secretário Marcelo Borges, do Meio Ambiente, da Prefeitura de Valença, solicitaram ao comandante geral do CB da Bahia, Francisco Luiz Telles de Macêdo, um transporte aéreo capaz de conduzir grande quantidade de água para debelar as chamas que já ocupam uma extensão de mais de 5km.

“Vamos receber na noite de hoje (sábado - 16), um avião que será abastecido por um caminhão pipa e com mais ou menos 7 viagens finalizaremos isso. Saliento que eu e toda minha equipe e reforços só nos retiraremos daqui com este incêndio finalizado”, declarou Matias.

Transporte de água para combater as chamas é feito por quadricilo. 

A prefeitura de Valença, em conjunto a 33ª Cia. de Polícia Militar estão sustentando a ação de controle das chamas até o início da ação aérea. “Vamos dar todo o suporte, tudo que nos couber fazer pela população da localidade faremos. Até porque os moradores estão ajudando como voluntários” , declarou o secretário Paulo Martins.

Paulo Martins, Coronel Matias e Marcelo Borges pontuam detalhes para operação aérea de combate as chamas.

As chamas podem ser vistas por toda a BA – 542 e por boa parte da BR – 101.


PTN: Aurelino Boca Rica sofre grave acidente

Estado do ex-prefeito é considerado grave

Boca Rica, antes do acidente. Foto: Redes Sociais

Após participar dos festejos em comemoração aos 30 anos de emancipação política do município de Presidente Tancredo Neves, o ex-prefeito Aurelino Rocha de Mattos – o Aurelino Boca Rica, envolveu-se em um acidente na tarde do último domingo (24), na BR – 101.

Segundo informações Aurelino teria perdido o comando do veículo em que pilotava, fazendo o automóvel seguir para uma ribanceira, capotando por diversas vezes e deixando o ex-gestor inconsciente.

O filho de Aurelino, Antônio Oliveira – o Tuíca informou a um site da região que ainda não haviam notícias positivas, o estado de saúde é complicado pois o braço foi quebrado, existem lesões na face e cortes profundos na cabeça. Finalizou informando que buscam possibilidades de transferência para a capital via aérea.


ItaipavaRico empresalogsite

Contato

Livre Notícias é um site de notícias gerais do Baixo Sul, Recôncavo e capital baiana. Voltado para a imparcialidade em todos os fatos, nos envolvemos na sociedade baiana com um modo diferenciado de fazer jornalismo. Livre Notícias, aqui, a verdade! Jornalista Responsável: Wellingthon Anunpciação / MTB - 0005897

© 2016 Livre Notícias Valença-BA